sexta-feira, 15 de setembro de 2017


AS DOUTRINAS BÍBLICAS EXISTENTES
I - A definição do termo Doutrina: A palavra doutrina vem do latim doctrina, que significa “ensino”. Segundo o dicionário Aurélio, “doutrina é um conjunto de princípios básico que servem de base para um sistema religioso”. No Antigo Testamento, a palavra doutrina ocorre como tradução do hebraico Ieqah, que significa “o que é recebido” (Dt 32:2; Pv 4:2; Is 29:24).    No Novo Testamento temos dois termos da língua grega representam a palavra doutrina. Um termo é Didaskalia e o outro é didachê. Ambos os termos refere-se ao ensino como instrução dada àqueles que recebiam de bom grado a mensagem do cristianismo (Mt 7:28; Mc 1:22; Lc 4:32; Jo 7:16-17).
     O sentido teológico é o mesmo da palavra usada pelos apóstolos em (Atos 2: 42- 46). Nas epístolas pastorais a doutrina aparece mais rígida na crença doutrinal da igreja. A doutrina é um ensino exclusivamente da Bíblia, ou das Escrituras Sagradas, como regra de fé em Deus e de prática de vida cristã, para o ministério cristão e para a edificação da Igreja de Deus. A doutrina é um ensinamento a respeito das coisas de Deus, e dos deveres do homem para com Deus; (1 Tm 4:6; 1 Tm 4:16; 1 Tm 6:1; Tt 2:1; Tt 2:10).
   A Doutrina é definida como, um conjunto de princípios e regras em que se fundamenta um sistema religioso de crença em Deus e sua palavra. A doutrina é o ensino sistemático das verdades bíblicas, cujo principal objetivo é levar o cristão a obter uma vida perfeita diante de Deus. A doutrina bíblica são os ensinamentos de Deus, portanto ela não muda, mas permanecem para sempre, ou seja, ela é imutável. 
      O Principio fundamental da doutrina é destinado a manter a boa ordem em qualquer organização sobre autoridade. O significado de doutrina: Ensino, instrução, pode se definir como as verdades fundamentais da Bíblia posto de forma sistematicamente. 
II - Os Tipos de Doutrinas Existentes: Apresentamos os tipos de doutrinas existentes, pois alguns cristãos muitas vezes se confundem, entre doutrina Bíblica, e doutrinas dos homens, os cristãos deve saber fazer essa diferença. Pois há pelo menos quatros tipos de doutrinas. E isto é de grande importância saber os tipos de doutrinas que a Bíblia relata. A partir deste esclarecimento, estaremos aptos para discernir entre a verdadeira doutrina e a falsa doutrina.
III - Os quatros tipos de doutrinas existentes:
1º- A doutrina de Deus (Pv 4:2; Mt 7:28; Lc 4:32; Jo 7:16; At 2:41-42; At 13:12; 1:42; Tt 2:1-10).
2º- A doutrinas dos homens (Mt 15:9, 16; 16:12; Mc 7:7; Cl 2:22).
3º- A doutrina de demônios (1 Co 12:13; 1 Tm 4:1).
4º- A doutrina dos hereges ou heresiologia (Ap 2:6,15).
     É preciso distinguir entre a doutrina verdadeira, e falsa doutrina. Caso contrário, os prejuízos podem ser fatais. Há demônios cuja atividade não é espalhar violência, ou outros males, mas ocupar-se com o ensino, falso, errôneo e enganoso. Se tivermos conhecimento Bíblico Teológico, podemos analisar facilmente. O conteúdo de uma religião, ou seita falsa, que se apresenta como cristã.
   Pois existem muitas doutrinas contrárias às Escrituras, e isso merece toda a nossa atenção. Pois devemos conhecer os meios adequados para a identificação de uma seita, ou um ensino falso. 
IV - Há dificuldade de entender o que é doutrina e o que não é doutrina, isto é proveniente de duas coisas básica:
1ª- Falta de Conhecimento Bíblico e Teológico. Pois existem muitos líderes que confundem doutrina bíblica pratica; com tradições e usos e costumes humanos. Os erros de muitos líderes são por que não conseguem se aprofundar no estudo, para buscar conhecimento, e compreensão das doutrinas Bíblicas.
   Porque estudam sem organização, sem método, sem ordem, sem sequencia, sem propósito, sem interesse, sem atenção. Essa exortação Bíblica de (2 Tm 2:15), é direcionado exclusivamente para os Obreiros. Veja o que diz a palavra. Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.
2ª- Falta de maturidade cristã: A maioria dos cristãos tem uma vivencia espiritual superficial. Maturidade e conhecimento nos preservam dos erros doutrinários:
a) - Preservar dos falsos profetas, (Mt 24: 24; Mt 7:15).
b) - Preservar das heresias e apostasias, (2 Ts 2:3; 1 Tm 4: 1-2).
c) - Preservar de corromper nosso entendimento, (2 Ts 2:2).
V - O conhecimento nós proporcionam:
1º- A nossa salvação em Cristo, (1 Tm 4: 16).
2º- A nossa santificação, (Jo 17:14-17).
3º - Tornar-nos sábios, (2 Tm 3:15).
4º - Tornar-nos obedientes, (Rm 6:17).
VI - O conhecimento doutrinário nos da segurança espiritual: O conhecimento doutrinário é um baluarte contra os erros (Mt 22: 23-30; Jo 5: 39; Gl 1:6-9; 2 Tm 4:2-4).
      A palavra “doutrina” significa: “Ensino” ou “instrução” pode se definir como as verdades fundamentais da Bíblia, colocada de forma sistematicamente. A doutrina é um conjunto de princípios básicos e regras em que se fundamenta um sistema. O principio fundamental da doutrina é manter a boa ordem, em qualquer organização.
  Em (Jo 7.16-18). v 16 Jesus respondeu e disse-lhes: A minha doutrina não é minha, mas daquele que me enviou; v 17 Se alguém quiser fazer a vontade dele, (de Deus) pela mesma doutrina, conhecerá se ela é de Deus ou se eu falo de mim mesmo; v 18 Quem fala de si mesmo busca a sua própria glória, mas o que busca a glória daquele que o enviou, esse é verdadeiro, e não há nele injustiça.

VII - O Conhecimento doutrinário é essencial para produzir em nós estruturas espirituais. Veja em (Mt 7:24 -27). Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha. E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.
E aquele que ouve estas minhas palavras e as não cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia. E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda.

VIII – A doutrina verdadeira é a doutrina ortodoxa:
1º- A Doutrina Ortodoxa. Ortodoxia deriva do vocábulo ortodoxo, palavra grega que significa “opinião correta” ou “doutrina correta”, é a doutrina conservadora. É a qualidade de uma declaração doutrinária que se acha de acordo com a Palavra de Deus e com o cânon e concílios estabelecidos pela igreja apostólica.
A ortodoxia no nosso contexto diz respeito aos cristãos conservadores. Fugir da ortodoxia pode significar aberração doutrinária ou até mesmo heresias. O ensino das Escrituras deve ser antes de tudo, ortodoxo. Todo ensino bíblico doutrinário deve ser estritamente de acordo com a mensagem divina revelada na Palavra. A ortodoxia cristã tem nas Escrituras a única fonte do verdadeiro conhecimento de Deus, e de suas doutrinas, e da salvação em Cristo Jesus. Tendo a Bíblia como a sua única regra de fé e prática. Acha-se comprometido com a evangelização do mundo, conformando as reivindicações da Grande Comissão de Jesus. 

 IX - A finalidade do ensino Ortodoxo é manter a pureza do Evangelho: A doutrina Bíblica é de especial importância, para a proclamação do Evangelho da salvação. Que deve ser ensinado de maneira certa, como se recebe a salvação (Gl 1:6-9). O nosso futuro eterno depende da pregação ortodoxa do evangelho. A Igreja inteira deve ter o cuidado de proclamar fielmente o verdadeiro Evangelho, e todos os cristãos devem saber a verdade do evangelho e interessar-se pelo assunto do Evangelho. 


 A Igreja Evangélica Assembleia de Deus. 
 Ministério Evangelho Pleno.
 Esta localizada na. Avenida: Liverpool.
 Quadra: 50. Lote: 9. Bairro: Pontal Sul II.
Na Cidade de Aparecida de Goiânia. 
Goiás Brasil CEP: 74.956-290. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário