O propósito básico desta regra da
hermenêutica é determinar o que é doutrina Bíblica, e o que não é doutrina.
I - Para
ser considerada uma doutrina Bíblica verdadeira é necessário que:
1º- Jesus tenha falado sobre aquele assunto em alguma parte da Bíblia: Jesus falou? Não, Jesus
não falou.
2º- Os Apóstolos tenhas falado sobre aquele assunto em alguma parte da Bíblia: Os Apóstolos
falaram? Não.
3º- A Bíblia tem que
ter falar no mínimo três referências diretamente confirmando aquele mesmo
assunto: A Bíblia não falou confirmando aquele assunto, Então não é uma
doutrina. Tem que ter três testemunhas para confirmar (Dt 19:15; Mt 18:16; 1 Tm
5:19).
4º- São considerados
doutrina as passagens Bíblicas que declaram a vontade de Deus para nossa vida, e
que exigir alguma coisa de nós de forma particular para Deus. Esta é uma Regra
da Hermenêutica, uma Regra que faz de uma passagem Bíblica ser doutrina Bíblica.
5º- Uma doutrina não
pode ser considerada Bíblica, a menos que resuma e inclua tudo o que as
Escritura diz sobre ela. É evidente
que a Bíblia inteira é a Palavra de Deus. E ela toda é a verdade de Deus, e
tudo nela é útil para nós.
Mas
nem tudo na Bíblia tem o mesmo valor, e
nem tudo é útil da mesma maneira. Certamente a determinação da legitimidade
da doutrina não implica que algumas partes da Bíblia não tenha o mesmo valor
que outra.
Por exemplo: Estudando
o Novo Testamento, verificamos que em, (2 João versículo 9) é bem diferente de (João
versículo 12).
O versículo 9 proclama um princípio eterno, que é tão válido hoje quanto a quase dois mil anos quando foi escrita a Epístola.
O versículo 9 proclama um princípio eterno, que é tão válido hoje quanto a quase dois mil anos quando foi escrita a Epístola.
Pois este princípio que Diz: “Todo aquele que ultrapassar a
doutrina de Cristo e nela não permanece, não tem Deus,” João versículo 9.
Já no versículo 12 é também verdade, mas não proclama uma verdade eterna com implicações pessoais para nós hoje, ou exigindo alguma coisa de nós.
Já no versículo 12 é também verdade, mas não proclama uma verdade eterna com implicações pessoais para nós hoje, ou exigindo alguma coisa de nós.
O versículo 12, diz: “Ainda tinha muitas coisas que vos escrever; não quis fazê-lo com papel
e tinta, pois espero ir Ter convosco, e conversaremos de viva voz”.
De modo que a doutrina é determinada pelas passagens
que proclamam a vontade de Deus para os homens.
II - O conhecimento doutrinário é importante: Pois, faz com que, tenhamos nossa linha doutrinária bem definida. Por exemplo, há grande diferença no comportamento da tripulação de um Navio que viajam em um destino determinado. Para o comportamento da tripulação de outro navio que navega á mercê dos ventos, sem rumo e sem direção. A vida humana é uma viagem no “tempo para a eternidade”, é de grande importância às pessoas saberem que essa viagem não terá significado se não foi planejada e dirigida para um destino celestial.
II - O conhecimento doutrinário é importante: Pois, faz com que, tenhamos nossa linha doutrinária bem definida. Por exemplo, há grande diferença no comportamento da tripulação de um Navio que viajam em um destino determinado. Para o comportamento da tripulação de outro navio que navega á mercê dos ventos, sem rumo e sem direção. A vida humana é uma viagem no “tempo para a eternidade”, é de grande importância às pessoas saberem que essa viagem não terá significado se não foi planejada e dirigida para um destino celestial.
É necessário que haja preocupação nos viajantes dos Navios, precisamos saber para onde estamos
indo.
(a) - Os cristãos precisam terem conhecimento doutrinário e sua linha
doutrinária bem definida, pois com a sua linha
doutrinária definida, eles tem estrutura espiritual, eles sabe o destino certo
que estão seguindo.
Todos os que tem sua linha doutrinária bem definida, eles estão conforme em (Mt 7:24-25) que diz: v24 Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; v25. E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.
(b) - Mas os cristãos que não tem conhecimento doutrinário, e nem sua linha doutrinaria definido, nem tem certeza de salvação, nem prova de sua regeneração, estes não tem estrutura espiritual, vivem uma vida a mercê das ondas e dos ventos, sem rumo, sem direção.
Todos os que tem sua linha doutrinária bem definida, eles estão conforme em (Mt 7:24-25) que diz: v24 Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; v25. E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.
(b) - Mas os cristãos que não tem conhecimento doutrinário, e nem sua linha doutrinaria definido, nem tem certeza de salvação, nem prova de sua regeneração, estes não tem estrutura espiritual, vivem uma vida a mercê das ondas e dos ventos, sem rumo, sem direção.
Estes crentes estão como em (Mt 7:26.27): v26.
E aquele que ouve estas minhas palavras e as não cumpre, compará-lo-ei ao homem
insensato, que edificou a sua casa sobre a areia; v27 . E
desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa,
e caiu, e foi grande a sua queda.
III
- A diferença entre doutrina e dogma? Doutrina é a revelação da verdade de
Deus como se encontra nas Escrituras. Dogma é uma declaração do homem
apresentando o seu próprio credo, e seus preceitos, ou suas próprias tradições,
veja o que diz em (Mt 15: 6-9).
IV
- Quais as diferenças básicas entre os costumes e as tradições humanos para a
verdadeira doutrina?
(a) - A origem da doutrina é divina, vem
de Deus;
(b) - A origem do costume e tradições é
humana vem dos homens;
(a) - O alcance da doutrina é geral, ela alcança todos os homens;
(a) - O alcance da doutrina é geral, ela alcança todos os homens;
(b) -
O alcance dos costumes é limitado a um determinado local;
(a) - A doutrina é imutável não muda,
permanece;
(b) - Os costumes são temporários, conforme as estações, eles mudam;
(b) - Os costumes são temporários, conforme as estações, eles mudam;
(a) - A boa doutrina cria bons costumes
para a vida cristã;
(b) - Mas, os bons costumes e as tradições não criam boas e verdadeiras doutrinas para a vida cristã.
(b) - Mas, os bons costumes e as tradições não criam boas e verdadeiras doutrinas para a vida cristã.
V - A doutrina deve ser com moderação - moderação significa: Uma virtude que evita os exageros ou ainda o extremismo (Fp 4:5; 2 Tm 1:7). Busquemos a moderação, a prudência e a temperança, não sejamos demasiadamente justo e nem ímpios por que pelas duas coisas será condenado, (Ec 7: 16.17).
Não se desviará, nem para a direita nem para a esquerda, mas fique no
centro da vontade de Deus, veja o que dizem os textos (Dt 17: 11, 20; 28:14; Js
1:7; 23:6; Pv 4:27; Is 30:21).
Sejamos comedidos, procuremos a equidade, a justiça de igual para todos,
isto é estar no centro da vontade de Deus (Sl 45:6; Hb 1:8).
VI
- Quem o Senhor exorta ou disciplina?
O Senhor disciplina os seus filhos (Pv 3:11-12;
Hb 12:6-7).
O Senhor disciplina os seus escolhidos
(Is 43:10; Jo 15:16-19).
O Senhor disciplina aqueles a quem ama
(Pv 3:12; Hb 12:6).
VII
- O poder e a intenção da doutrina Bíblica são para: Libertar todas
as pessoas conforme em (Rm 8 1:2).
1º-
Libertar
do pecado (Rm 6:18-22; João 8:32-36; Rm 8:2; Hb 12:1).
2º-Libertar do
mundo – não o mundo cósmico; mais o mundo de pecado e concupiscências (Rm 12:2;
1 João 2:15,16,17; 5:19).
3º-
Libertar
do poder do diabo (Ef 2:2; Cl 1:13; Atos 26:18).
4º- Libertar da
morte espiritual e eterna (Rm 8: 1-2).
VIII
- O propósito da doutrina Bíblica é:
1.
A
formação do nosso caráter moral e espiritual;
2.
A
nossa proteção ou livramento;
3.
Para
nos conduzir a santificação;
4.
Para
nos conduzir a paz;
5.
Para
nos conduzir a obediência;
6.
Para
nos conduzir à salvação, isto é vida eterna.
Pois, a intenção da doutrina: é buscar o aperfeiçoamento dos santos para a edificação do corpo de Cristo, até que todos cheguem à unidade da fé e ao conhecimento do Filho de Deus, o varão perfeito, a medida da estatura completa de Cristo, veja o texto de (Ef 4:11-15).
Pois, a intenção da doutrina: é buscar o aperfeiçoamento dos santos para a edificação do corpo de Cristo, até que todos cheguem à unidade da fé e ao conhecimento do Filho de Deus, o varão perfeito, a medida da estatura completa de Cristo, veja o texto de (Ef 4:11-15).
Nenhum comentário:
Postar um comentário